MENU

Hilquias


PORTFÓLIO DO ARTISTA

Hilquias Scardua é membro da ALEAS – Academia de Letras e Artes da Serra, está cursando Artes Visuais pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci e foi vice-presidente da ArtPlas – associação dos Artistas Plásticos da Serra. É um jovem artista, multimídia, compromissado com apuros formais que deem qualidade às suas obras, variando suportes e buscando materiais que reforçam suas criações. Participou do II Festival de Ópera da Brasília com a cenografia de Carmen de Bizet e participou, também, do curso de formação VOE - 1º Vitória Ópera Studio, de cenografia, promovido pelo COES – Cia de Ópera do Espírito Santo e desde então vem amadurecendo seu trabalho cenográfico visando os adornos contemporâneos e priorizando a realidade dos Festivais de Ópera aonde trabalha com carinho para oferecer o melhor para esse público.

TRAJETÓRIA DO ARTISTA

Hilquias é um jovem artista, multimídia, compromissado com apuros formais que deem qualidade às suas obras, variando suportes e buscando materiais que reforçam suas criações. Sua primeira exposição foi em 2009 – Mães Sobre Todas as Formas – Exposição – Shopping Rio Branco – Vitória, dando seguimento a várias outras atividades: 2007 à 2009 - Desenho e Pintura – Oficinas Particulares – Serra – ES; 2009 à 2011 – Oficinas de Desenho e Pintura – Programa Escola Aberta – Serra – ES; 2011 – Canto Coral – Programa “Mais Educação” – Ministrado na Escola de Ensino Fundamental de Divinópolis – Serra – ES; 2011 – Moldura e Riso – Exposição no Curto Circuito Cultural Sound Circus – Vila Velha – ES; 2012 – Cenografia da Obra Carmen de Bizet, II Festival de Ópera de Brasília – Brasília – DF; 2012 – 27 de Junho - Com a obra "Just Do it" (Exposição Coletiva em São Paulo, "Foco 24 Horas" – SP; 2012 - Prêmio “Desafio It’s Noon: "Qual é o valor da arte?"” desenho premiado “A Arte vale uma Vida – Itaú Cultural; 2012 a 2013 - Com a obra "Presto" (Exposição Coletiva no MAES, "Invade MAES" - Museu de Arte do Espírito Santo - MAES - Vitória – ES; 2013 – Mostra na 8ª Edição da “Quinta Cult” com a Série “La Carta” – Shopping Mestre Álvaro – Serra – ES; 2013 – Mostra na 9ª Edição da “Quinta Cult” com a obra "Oração do Milho" – Shopping Mestre Álvaro – Serra – ES; 2014 – Exposição Coletiva – Shopping Montserrat – Serra – ES; 2015 - I Circuito de ArtES - Nuances - Silvia Souza Espaço de Arte - Vila Velha – ES; 2015 - Exposição Mestre Álvaro: Fauna, Flora e Fermata - Museu Histórico da Serra - Serra – ES; 2015 - Exposição "11 Vitória em Arte" - SESC VITÓRIA- ES. 2016 - Assina os cenários do I Festival SESI de Ópera - ES.
ULTIMA EXPOSIÇÃOA Mostra MESTRE ÁLVARO - FAUNA, FLORA E FERMATA, 2015, Museu Histórico da Serra - Serra – ES.

O Que dizem sobre mim:

"Um trabalho requintado. Assim é a arte de Hilquias Scárdua, morador de Jacaraípe, que nasceu em Vitória, mas está na Serra desde criança. De suas mãos saem produções cenográficas, pinturas e ilustrações que encantam pela fineza e riqueza dos traços."   
              (Jornal Tempo Novo Serra, 22 de agosto de 2014 às 17:07

  "O Cenógrafo (participou do Segundo Festival de Ópera de Brasília com o cenário de Carmen de Bizet), teve sua primeira exposição coletiva em 2009, no Shopping Rio Branco, da qual foi curador. Participou também de várias Mostras de Arte e de outras Exposições Artísticas no Estado do Espírito Santo e em São Paulo, exposições que incluem participação no MAES, no Museu da Serra, no Shopping Mestre Álvaro, Museu Histórico da Serra e no Sesc Glória.”             
    (Departamento de Marketing do Shopping Norte Sul)

"O serrano está cursando a faculdade de Artes Visuais. E faz coro aos artistas da cidade, que clamam por um espaço para expor seus trabalhos. “Precisamos de um Teatro Municipal; de Galerias de arte, de um Museu descente e operante. Acredito que a arte seja não só o exercício maior para a consciência humana é uma ferramenta para qualquer sociedade superar as suas deficiências”, conclui."                                                         
     (Jornal Tempo Novo Serra, 22 de agosto de 2014 às 17:07)


Atalho do Facebook

Hilquias Scardua Sine scientia ars nihil est. (...): Encontre-me no Facebook